Redação Enem 2018, Possíveis Temas

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é a porta para o ensino superior e é feito por milhares de pessoas todos os anos no Brasil. Além de ser um caminho para se atingir a meta de realizar um sonho, a prova nacional é um evento que para muitos é um pesadelo. Ainda mais quando se trata da Redação Enem 2018.

Para ajudar nesse processo que é tão importante para muitos jovens, hoje serão disponibilizadas aqui algumas dicas que podem ser valiosas para aquela prova que coloca muito medo nas pessoas: a redação.

Redação Enem 2018, Possíveis Temas

Redação Enem 2018

A redação do Enem 2018 deve ser manter no mesmo formato dos outros anos. Muitos professores de cursos preparatórios indicam que a redação seja a primeira coisa a ser feita no dia em que ela é aplicada. Por ser a mais “simples”, muitas pessoas a deixam por último e podem não ver a hora passar.

Vale ressaltar que a nota da prova de redação, para muitos deve ser o ponto que define o sucesso ou fracasso no Enem. Uma boa redação pode elevar muito a nota do candidato na hora de ser selecionado para uma universidade.

Possíveis temas da Redação Enem 2018

O Enem 2018 está longe de chegar, mas muitos já estão preparados para o que pode vir para essa prova. Há alguns temas que já podem ser visados para o futuro, mas estar atualizado sobre assuntos variados é a maneira mais adequada para “adivinhar” qual será o tema da Redação Enem 2018.

Possíveis temas da Redação Enem 2018

Segurança Pública: O Brasil está passando por um dos períodos mais sombrios no que se trata da segurança pública. A desconfiança nas autoridades, os altos índices de assaltos e mortes podem levar os organizadores a utilizar o tema em 2018.

Respeito à diversidade de gênero: Em 2016 o tema da prova foi tolerância religiosa, sendo que a diversidade de gênero também é um tema amplamente debatido nos últimos tempos. O sucesso estrondoso de artistas que “fogem do padrão”, em nível mundial, podem fazer com que o tema seja utilizado na redação.

Liberdade de expressão e seus limites: com a evolução da internet, o tema da ‘falsa liberdade de expressão’ pode ser algo abordado no Enem. O uso das redes sociais para disseminas injúrias, mentiras e xingamentos é algo extremamente debatido nos últimos tempos.

Passo a Passo para uma boa redação do Enem

Formatar uma Redação Enem 2018 é um processo relativamente simples, mas requer paciência e calma. Abaixo há um passa a passo que pode ser utilizado, apesar de que não há uma fórmula concreta para fazer uma ótima redação:

  1. Passo – Entenda o tema, leia e releia as informações fornecidas pela prova. Fugir do tema pode tanto diminuir a nota, como também ocasionar no ganho de uma nota zero.
  2. Passo – Divida as informações em início, meio e fim. Um texto deve ser coeso e também precisa ter sentido. As melhores redações são aquelas que possuem fluidez na apresentação das ideias.
  3. Passo – Reveja todo o texto. Erros de português podem ser trágicos para uma redação do Enem, revise ao menos 3 vezes para averiguar se não há uma pontuação ou acentuação errada.

Dicas de estudo para a Redação Enem 2018

Dicas de estudo para a Redação Enem 2018

Para estudar para a prova do Enem, mais especificamente para a Redação Enem 2018, é preciso ler muito. A leitura deve vir em quantidade (jornais, revistas, livros, websites) e também em qualidade (avaliando fontes confiáveis, textos de bons escritores, etc.).

O objetivo dessa leitura deve ser tanto consumidor informações que podem ser usadas na redação, como também podem vir para melhorar a própria escrita.

Veja mais!