Sisu 2018.2 Segundo Semestre

Para entrar em uma universidade pública é preciso seguir dois caminhos. O primeiro deles é buscar o vestibular da faculdade que se deseja fazer, afinal algumas ainda possuem seus próprios processos de seleção, como é o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A Segunda forma de se conseguir adentrar no ensino superior em uma instituição pública é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018.2 Segundo Semestre). O processo seletivo é bem disputado, pois dá oportunidades para candidatos do Brasil inteiro. Dessa forma torna-se mais fácil aderir à uma faculdade mesmo estando a uma longa distância dela.

Sisu 2018.2

O processo seletivo do Sisu 2018 acontece duas vezes ao ano para que os candidatos possam ter oportunidades vagas tanto no primeiro semestre letivo, quanto da segunda metade do ano. Muitos dos futuros alunos de universidade se preparam para adentrar nas faculdades apenas após o recesso de junho.

Sisu 2018.2 Segundo Semestre

Assim como nos processos seletivos de janeiro/fevereiro, o Sisu do meio do ano também possui segunda chamada e lista de espera. Não há diferenças no trato de ambas as seleções, o que difere é o período em que elas acontecem e também as vagas disponíveis.

Cronograma Sisu 2018.2 Segundo Semestre

Para 2018 ainda não há cronograma, nem para 2018.1 e muito menos para 2018.2. Ainda assim o candidato pode levar como base o processo seletivo ocorrido durante o ano de 2017, onde as inscrições aconteceram entre 29 de maio e 1 de junho, sendo a segunda chamada feita no dia 26 de junho.

É preciso ficar muito atento quando o período de meio de ano estiver chegando, pois nesses casos é preciso ficar de olho nas notícias expostas na impressa sobre o Sisu e também ao site do sistema de seleção, mais especificamente na área de “Cronograma Sisu 2018.2 Segundo Semestre”.

Inscrições Sisu 2018.2

Inscrições Sisu 2018.2

As inscrições para o Sisu 2018.2 deverão acontecer no próprio site do sistema unificado, o mesmo endereço utilizado já a alguns anos. Para realizar a inscrição é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, no caso 2017, e depois fazer um breve cadastro no sistema.

Os itens que serão necessários para a inscrição são a senha do portal do Enem e no número de inscrição oferecido pelo exame. Caso não saiba o número de inscrição, basta acessar o site do Enem (onde se verifica o resultado da prova) e veja o número de inscrição.

Resultado Sisu 2018.2

Em 2017 o resultado do segundo semestre saiu apenas 4 dias depois da finalização das inscrições. O mais provável é que o a apresentação dos classificados não demora mais do que uma semana, tudo isso para não atrasar o próprio cronograma das universidades públicas.

Resultado Sisu 2018.2

Cursos Sisu 2018.2 Segundo Semestre

Cada universidade é especializada em uma área específica (humanas, exatas, etc.). A tendência é que o número de vagas oferecidos para o Sisu 2018.2 Segundo Semestre seja um pouco menor do que a do início do ano, porém também é costume de que as notas de corte sejam bem inferiores das que ocorrem no mês de janeiro/fevereiro.

Veja mais!